Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 27 de Março de 2018, 11h11 | Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2019, 22h42 | Acessos: 3299

 

Disciplina: Partidos Políticos e Sistemas Eleitorais

Carga horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: Partidos políticos: origem, funções, organização, vínculos sociais. Sistemas partidários: competição, clivagens, institucionalização. Sistemas eleitorais: tipos de sistemas eleitorais, sistemas eleitorais como escolhas institucionais, efeitos dos sistemas eleitorais sobre outras variáveis dos sistemas políticos. Partidos e eleições no Brasil.

 

Disciplina: Seminários de Dissertação

Carga horária: 30h

Créditos: 2

Ementa: foco da disciplina é na apresentação dos desenhos de pesquisa dos alunos. A cada seminário um aluno é escolhido para analisar/criticar o projeto de outro aluno, depois os demais alunos participam da sabatina e ao final o professor profere as críticas finais, intervindo a qualquer momento para corrigir eventuais falhas. O objetivo dessa disciplina é estabelecer um senso crítico nos alunos, bem como a ideia de estar sempre aberto à crítica.

 

 

Disciplina: Laboratório de Métodos: Replicação e Transparência em Pesquisa Empírica

Carga horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: Replicação de Desenhos de Pesquisas Publicadas. Treinamento no uso de programas estatísticos: SPSS e STATA. Laboratório com os dados de interesse dos alunos, principalmente de suas pesquisas.

 

Disciplina: Instituições Judiciais e Controles Democráticos

Carga horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: 1 Instituições Judiciais: 1.1 Expansão Global do Poder Judicial. 1.2 Princípio da Soberania Parlamentar. 1.3 Princípio da Supremacia Constitucional. 1.4 Constitucionalismo. 1.5 Desenho Institucional Madisoniano. 1.6 A Nova Separação dos Poderes. 1.7 Supremas Cortes como policy-makers. 1.8 Judicialização da Política. 2 Controles Democráticos: 2.1 Accountability vertical e lógica principal- agente. 2.2 Accountability horizontal e controle administrativo burocrático. 2.3 Controle público não estatal. 2.4 Controle judicial. 2.5 Impacto do controle de constitucionalidade.

 

 Disciplina: Instituições Coercitivas e Democracia

Carga horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: As instituições políticas na perspectiva da Teoria Política Contemporânea. A definição do conceito mínimo de democracia e os seus limites institucionais. A definição mínima de democracia adequada à realidade dos países latino americanos. As instituições coercitivas e a fragilidade institucional do estado de direito na América Latina.

 

 Disciplina: Estudos Legislativos

Carga horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: Processo decisório e interação Executivo-Legislativo em perspectiva comparada; Processo decisório e sistemas de governo; dinâmica do presidencialismo de coalizão; Poder do executivo na arena legislativa; veto e veto players; gerenciamento, funcionamento e atribuições do poder Legislativo; responsiveness, accountability horizontal.

 

Disciplina: Desigualdades e Políticas Públicas

Carga horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: Capitalismo e Desigualdade. Espaço Social. As Questões Sociais. Justiça Social. A intervenção política. Desigualdades Latino Americanas. Desigualdades Brasileiras. Políticas Sociais.

 

Disciplina: Ciclos de Políticas Públicas

Carga horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: 1. Configurações teóricas sobre o Estado e suas políticas. 2. A política pública na perspectiva da Ciência Política. 3. As etapas do ciclo político-administrativo de políticas. 4. Abordagens analíticas: behaviorismo; incrementalismo; burocracia ao nível da rua; agenda-setting; fluxos múltiplos; equilíbrio pontuado; garbage can, policy learning; advocacy coalitions. As concepções top-down, botton-up, e demand-driven. O ciclo das políticas públicas. Tipologias das policies arenas. Políticas públicas em ambientes federativos: casos selecionados. Abordagem introdutória sobre avaliação de políticas públicas.

  

Disciplina: Agency Loss, Corrupção e Accountability

Carga horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: 1. Teoria Principal-Agente e os Pressupostos da Racionalidade. 2. Corrupção e Perda de Agência. 3. Teoria da Escolha Pública. 4. Instituições de Controle. 5. Tipos de Accountability.

 

Disciplina: A Política das Políticas Públicas

Carga horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: O objetivo do curso é introduzir conceitos, questões de pesquisa e desenvolvimentos recentes na análise política das políticas públicas. O curso partirá da introdução ao estudo das políticas públicas com foco nos estágios do ciclo de políticas e depois cobrirá o enfoque específico da ciência política ao estudo das políticas públicas em suas principais dimensões como grupos de interesse, instituições, burocracia e participação social.

 

Disciplina: Teoria das Organizações

Carga horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: 1.1.Organizações – Níveis de análise e dimensões de estudo; 1.2. As principais tradições de pesquisa em Teoria Organizacional. Teoria organizacional – esquemas seriais (por escolas) e não seriais (paradigmas e metáforas). 2 Organizações enquanto Estruturas: 2.1. Organizações burocráticas e suas transformações. O modelo ideal weberiano e a estrutura funcional burocrática no setor público e sua extensão ao setor empresarial com a Empresa em forma M (Multidivisional company). 2.2. As variantes estruturais: a organização matricial e a crescente importância de processos organizacionais. 2.3. A questão das organizações pós-burocráticas. 3 Organizações enquanto Culturas: 3.1. As diversas perspectivas culturais: cultural enquanto agregação e cultura enquanto fragmentação. 3.2. Origens da abordagem cultural. 3.3. O entendimento da cultura enquanto processo de construção: artefatos, valores, crenças e a questão dos pressupostos culturais. 3.4 A questão da gestão cultural de organizações e a mudança cultural. 4 Organizações enquanto Sistemas Políticos: 4.1. A problemática da política e do governo da sociedade. 4.2. A política no contexto organizacional: fontes do poder. 4.3. A dinâmica do poder nas organizações. 4.4. A Governança Organizacional com ênfase na Governança Corporativa. 5 Organizações enquanto comunidade de pessoas-perspectiva humanista: 5.1. Seres humanos enquanto recursos versus seres humanos enquanto pessoas. 5.2. Os pressupostos da perspectiva humanista/pessoas e as principais doutrinas. 5.3. A importância dos grupos e equipes de trabalho na gestão contemporânea. 5.4. A questão da liderança organizacional. 5.5. Tópicos relacionados com a perspectiva humanista: responsabilidade social e ética. 6 Perspectivas diversas na teorização sobre organizações: 6.1. Estudos Organizacionais enquanto ciência positiva. 6.2. Estudos Organizacionais enquanto ciência interpretativa. 6.3. Estudos Organizacionais enquanto ciência crítica. 6.4. Estudos Organizacionais enquanto ciência pós-moderna.

 

 

Fim do conteúdo da página