Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estágio Docência - 2024
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 06 de Fevereiro de 2024, 15h46 | Última atualização em Quarta, 07 de Fevereiro de 2024, 16h27 | Acessos: 474

DISCIPLINAS OFERTADAS PARA O ESTÁGIO DOCÊNCIA - 2024.1

  

Disciplina: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA POLíTICA.

Qua. 18:30 

Prof (a): Fábio Machado

E-mail: rmfabio1@hotmail.com

Ementa: A Ciência Política como Disciplina: origens e distinções das outras áreas das Ciências Sociais; Conceitos de Política, Poder, Estado, representação, governo e políticas Públicas; O Estado moderno e as formas de governo; principais preocupações da Ciência Política: processos governamentais e políticos, instituições e comportamento; Estratégias metodológicas da Ciência Política; Ciência Política e disciplinas contíguas: economia, sociologia, direito e econometria.

 

Disciplina: TEORIA POLITICA I

Ter. 10:00 - Sex. 08:00

Prof (a): Sheylla de Kassia Silva Galvão

E-mail: sheyllagalvao@gmail.com

 Ementa: A Ciência Política como Disciplina: origens e distinções das outras áreas das Ciências Sociais; Conceitos de Política, Poder, Estado, representação, governo e políticas públicas; O Estado moderno e as formas de governo; principais preocupações da Ciência Política: processos governamentais e políticos, instituições e comportamento; Estratégias metodológicas da Ciência Política; Ciência Política e disciplinas contíguas: economia, sociologia, direito e econometria.

 

Disciplina: TEORIA POLITICA II

Sex. 18:30

Prof (a): Gonzalo Adrian Rojas 

E-mail: gonzalorojas1969@hotmail.com

Ementa: A Ciência Política como Disciplina: origens e distinções das outras áreas das Ciências Sociais; Conceitos de Política, Poder, Estado, representação, governo e políticas públicas; O Estado moderno e as formas de governo; Principais preocupações da Ciência Política: processos governamentais e políticos, instituições e comportamento; Estratégias metodológicas da Ciência Política; Ciência Política e disciplinas contíguas: economia, sociologia, direito e econometria.

 

Disciplina: TEORIA POLITICA III

Qua. 14:00 - Sex. 16:00

Prof (a): José Maria Pereira da Nóbrega Júnior

E-mail: jose.maria@professor.ufcg.edu.br

Ementa: Individualismo metodológico; Teoria da Escolha Racional; Teoria dos Jogos; Teoria Principal Agente; Dilemas de Ação Coletiva; Accountability; neo-institucionalismo; Instituições Políticas; Teorias contemporâneas da democracia.

 

Disciplina: CIÊNCIA POLITICA BRASILEIRA

Ter.18:30 

Prof (a):Sheylla de Kassia Silva Galvão

E-mail: sheyllagalvao@gmail.com

Emanta: Pensamento político brasileiro e formação do Estado; Patrimonialismo; Instituições políticas brasileiras; Sistema eleitoral; Representação e participação política; federalismo brasileiro; Políticas públicas nos diferentes níveis de governo.

 

Disciplina: POLÍTICAS PÚBLICAS

Ter.08:00 - Qui. 10:00

Prof (a): Wemblley Lucena de Araújo

E-mail: wemblley@gmail.com

Ementa: Políticas públicas e sua institucionalização enquanto campo de estudos; Ciclos das políticas públicas; Modelos de análises de formação de agenda; Processos decisórios, Policy Maker Veto-players; Instituições e atores no contexto das políticas públicas; modelos de análises de políticas públicas: positivismo e pós-positivismo; o uso de indicadores na análise e avaliação de impacto das políticas públicas.

 

Disciplina: METODOLOGIA CIENTÍFICA

Sex. 18:30 - Sex. 14:00 - Ter. 16:00

Prof (a): Anahí Barbosa

E-mail: anahibc@gmail.com

Ementa: Conhecimento e seus tipos; Conhecimento científico e seus pré-requisitos; A pesquisa em Ciências Sociais; O método científico; Elementos da pesquisa científica; Delineamentos de pesquisa; Técnicas de coleta e tratamento de dados a partir das abordagens quantitativas e qualitativas; A decisão metodológica: o problema como definidor da escolha; Tipos de trabalhos acadêmicos; Formação do trabalho acadêmico: estrutura e normas.

 

Disciplina: EDUC. DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS

Seg. 18:30 

Prof (a): Maurino Medeiros de  Santana

E-mail: maurino.medeiros@bol.com.br

Ementa: O papel da educação no contexto da sociedade capitalista; Noções sobre diferença, igualdade e diversidade; Diversidade, multiculturalismo e Diretos Humanos; contexto histórico dos direitos humanos; problemática dos Direitos Humanos no Brasil, Os Direitos Humanos e a educação superior pública.

 

Disciplina: ESTADO, POLIT. PUB E MOVIMENTOS SOCIAIS

Qui. 08:00

Prof (a): Anahí Barbosa

E-mail: anahi.c.barbosa@ufcg.edu.br

Ementa: Compreensão da ação pública nas esferas sociais salientando, em particular, os padrões de intermediação de interesses entre o Estado e os atores sociais envolvidos (grupos de interesse, sindicatos, movimentos sociais, organizações não-governamentais) na formulação e execução de políticas públicas. Estudos investigativos sobre as características e papeis sociais das entidades que congregam o Terceiro Setor. Atuação dessas instituições no campo das políticas públicas.

 

Disciplina: LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO V

Sex. 18:30

Prof (a):  Severino José de Lima

E-mail:  lima.severino2012@gmail.com 

Ementa: Pesquisa e Diagnósticos de Escolas. Elaboração e discussão dos resultados. Desenvolvimento e sistematização de resultados, compartilhamento com a comunidade escolar. Produção de material didático sobre os resultados e principalmente sobre a experiência e o aprendizado em termos coletivos.

 

Disciplina: MÉTODOS QUANTITATIVOS II

Qua. 08:00 - Sex. 10:00

Prof (a): Clóvis Alberto Vieira de Melo

E-mail: clovis.de.melo@ufcg.edu.br

Ementa: Regressões e modelagens nas ciências sociais; distinção dentre correlação e causalidade; Definição sobre o tipo de teste a partir das variáveis do modelo; Gráfico de dispersão; Tipos de regressão usuais nas ciências sociais: linear simples; multivariada; logística, Poisson, binomial negativa e gama; Problemas de multicolinearidade, endogeneidade e heterocedasticidade em modelagens estáticas. Introdução ao Excel, ao SPSS e Stata.

 

Disciplina: NEOINSTITUCIONALISMO E ESTUDOS LEGISLATIVOS

Ter. 14:00 Qui. 16:00

Prof (a): Fábio Machado

E-mail: rmfabio1@hotmail.com

Ementa:  As principais teorias do novo institucionalismo: histórica, sociológica e da escolha racional na ciência política. As teorias sobre a organização e funcionamento do Poder Legislativo e suas aplicações no caso brasileiro.

 

 

 __________________________________________

A Portaria MEC/CAPES nº 76/2010 regulamenta, no âmbito dos programas de pós-graduação, o estágio docência, que tem como finalidade contribuir para formação do pós-graduando, qualificando-o para o ensino de pós-graduação.

O estágio docência é obrigatório para bolsista CAPES/DS e opcional para os demais alunos.

O aluno bolsista que comprovar atividade de docência de nível superior poderá solicitar, junto a Coordenação do PPGCP, dispensa do estágio docência, conforme estipula o art. VII da referida portaria.

Os alunos bolsistas e demais interessados deverão acompanhar o quadro de disciplinas disponíveis para estágio, que serão sempre divulgados pelo PPGCP no início de cada semestre letivo na graduação da UFCG.

O aluno deverá procurar diretamente o professor da disciplina e informa-lo do interesse. Caberá ao professor da disciplina supervisionar e atestar a execução do estágio ao final do semestre. 

Após a confirmação do professor da disciplina o aluno deverá fazer a formalização pelo sistema SEI anexando o formulário de estágio docência e encaminhar para a coordenação do PPGCP.
Acesse o formulário de estágio docência no seguinte link: Plano de estágio docência na graduação

Fim do conteúdo da página