Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área e linhas de pesquisa
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 16h09 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 20h42 | Acessos: 5192

Área de concentração

O curso está organizado a partir de uma área de concentração, sendo ela Estado e Governo, cujo objetivo  é a análise do Estado, sua natureza e seu papel, bem como os processos de formulação e implementação de políticas públicas, além dos impactos dos arranjos institucionais na qualidade da governança e da democracia. Indo além dos enfoques convencionais que se concentram nos aspectos técnicos e procedimentais da tomada de decisões, a preocupação aqui será de teor mais abrangente, envolvendo a dimensão política do processo de execução e a não menos importante questão da coordenação política exercida pelo Estado, seu alcance e seus limites. Para tanto, os estilos de gestão pública e as formas de governança, com maior ou menor transparência, maior ou menor concentração e centralização das decisões, maior ou menor abertura a parcerias, e outras modalidades de gestão compartilhada, constituem temas relevantes. Finalmente, será dada atenção especial à dimensão institucional, destacando-se as relações entre os poderes, o funcionamento dos mecanismos de controle e fiscalização, as garantias da responsabilização pública dos governantes, as formas de cobrança e prestação de contas (responsiviness e accountability), tendo em vista a sobrevivência dos traços clientelistas e patrimonialistas que historicamente caracterizaram a formação do Estado na América Latina.

Linhas de pesquisa

São duas as linhas de pesquisa:

1. Instituições Políticas – abrange as relações intergovernamentais entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, tanto no nível nacional como subnacional, sistemas eleitorais, sistemas de governo comparados, controles democráticos, corrupção e instituições coercitivas.

2. Políticas Públicas e Inovação Institucional – compreende as análises de políticas públicas, com ênfase especial nos métodos de avaliação, abrangendo as teorias da escolha pública, etapas de implementação de políticas públicas e modelos de decisão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página