Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estágio Docência
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 09 de Março de 2020, 09h40 | Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 14h59 | Acessos: 118

DISCIPLINAS OFERTADAS PARA O ESTÁGIO DOCÊNCIA - 2021.1

Inicio das aulas: 22/02/2021

Final das aulas: 01/16/2021

 

DISCIPLINA

HORÁRIO

PROFESSOR

E-MAIL

EMENTA

Introdução à Ciência Política

Segunda-feira 10:00/12:00

Quinta-feira 08:00/10:00

Fábio Machado

machado.cienciapolitica@ufcg.edu.br

A Ciência Política como Disciplina: origens e distinções das outras áreas das Ciências Sociais; Conceitos de Política, Poder, Estado, representação, governo e políticas públicas; O Estado moderno e as formas de governo; Principais preocupações da Ciência Política: processos governamentais e políticos, instituições e comportamento; Estratégias metodológicas da Ciência Política; Ciência Política e disciplinas contíguas: economia, sociologia, direito e econometria

Teoria Política I

Terça-feira 18:30/20:10

Quinta-feira 20:20/22:10

Fábio Machado

machado.cienciapolitica@ufcg.edu.br

O realismo político de Maquiavel e o objeto da ciência política: a ação humana intencional na história. O pensamento contratualista. O modelo hobbesiano de ordem política e a ação racional que transforma conflito em cooperação. Locke e o Estado como instrumento de garantia da propriedade e das liberdades individuais. A concepção rousseuniana do Estado como instrumento de igualdade e de liberdade. Montesquieu: a centralidade da moderação na política. Os pressupostos do federalismo moderno em Hamilton, Madison e Jay.

Teoria Política II

Terça-feira

14:00/16:00

Quinta-feira

16:00/18:00

Gonzalo Rojas

gonzalo.rojas@ufcg.edu.br 

Kant e o paradoxo da liberdade como obrigação moral. Sociedade civil e Estado na filosofia política de Hegel. O pensamento utilitarista. John Stuart Mill e a questão da liberdade e representação. Tocqueville: e a discussão liberal da democracia. A concepção do Estado em Marx e Engels. A teoria da legitimação, do Estado moderno e da burocracia no pensamento de Max Weber. A teoria do Estado e da hegemonia no pensamenteo de Gramsci. A formação do elitismo político: Pareto, Mosca, Michels. Elitismo, neo-elitismo e democracia: a teoria da democracia de Schumpeter.

Teoria Política III

Terça-feira 18:30/20:10

Quinta-feira 20:20/22:10

Clóvis e Melo

clovis.melo@ufcg.edu.br 

Individualismo metodológico; Teoria da Escolha Racional; Teoria dos Jogos; Teoria Principal Agente; Dilemas de Ação Coletiva; Accountability; neo-institucionalismo; Instituições Políticas; Teorias contemporâneas da democracia.

 

 

A Portaria MEC/CAPES nº 76/2010 regulamenta, no âmbito dos programas de pós-graduação, o estágio docência, que tem como finalidade contribuir para formação do pós-graduando, qualificando-o para o ensino de pós-graduação.

O estágio docência é obrigatório para bolsista CAPES/DS e opcional para os demais alunos.

O aluno bolsista que comprovar atividade de docência de nível superior poderá solicitar, junto a Coordenação do PPGCP, dispensa do estágio docência, conforme estipula o art. VII da referida portaria.

Os alunos bolsistas e demais interessados deverão acompanhar o quadro de disciplinas disponíveis para estágio, que serão sempre divulgados pelo PPGCP no início de cada semestre letivo na graduação da UFCG.

O aluno deverá procurar diretamente o professor da disciplina e informa-lo do interesse. Caberá ao professor da disciplina supervisionar e atestar a execução do estágio ao final do semestre.

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página