Área de concentração
O curso está organizado a partir de uma área de concentração, sendo ela Estado e Governo, cujo objetivo é a análise do Estado, sua natureza e seu papel, bem como os processos de formulação e implementação de políticas públicas, além dos impactos dos arranjos institucionais na qualidade da governança e da democracia. Indo além dos enfoques convencionais que se concentram nos aspectos técnicos e procedimentais da tomada de decisões, a preocupação aqui será de teor mais abrangente, envolvendo a dimensão política do processo de execução e a não menos importante questão da coordenação política exercida pelo Estado, seu alcance e seus limites. Para tanto, os estilos de gestão pública e as formas de governança, com maior ou menor transparência, maior ou menor concentração e centralização das decisões, maior ou menor abertura a parcerias, e outras modalidades de gestão compartilhada, constituem temas relevantes. Finalmente, será dada atenção especial à dimensão institucional, destacando-se as relações entre os poderes, o funcionamento dos mecanismos de controle e fiscalização, as garantias da responsabilização pública dos governantes, as formas de cobrança e prestação de contas (responsiviness e accountability), tendo em vista a sobrevivência dos traços clientelistas e patrimonialistas que historicamente caracterizaram a formação do Estado na América Latina.
Linhas de pesquisa
São duas as linhas de pesquisa:
1. Instituições Políticas – abrange as relações intergovernamentais entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, tanto no nível nacional como subnacional, sistemas eleitorais, sistemas de governo comparados, controles democráticos, corrupção e instituições coercitivas.
2. Políticas Públicas e Inovação Institucional – compreende as análises de políticas públicas, com ênfase especial nos métodos de avaliação, abrangendo as teorias da escolha pública, etapas de implementação de políticas públicas e modelos de decisão.
Redes Sociais